São Vicente está prestes a ter o seu reconhecimento histórico. O Projeto de Lei 3052/2023 da deputada federal Renata Abreu (Podemos-SP) está aprovado pela Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados. E a cidade do litoral paulista irá ser tornar oficialmente a Capital Simbólica do Brasil em 22 de janeiro, data em que se comemora a chegada dos portugueses na então colônia em 1532.
Com forte vocação para o turismo e comércio, São Vicente atrai milhares de visitantes todos os anos. E passará a ocupar também um lugar de destaque na agenda simbólica do país. Com o PL de Renata aprovado em definitivo pelo Congresso, o Brasil terá, anualmente, um dia para celebrar suas origens com São Vicente no centro da cena.
“São Vicente é o marco inicial da nossa história. Foi onde tudo começou. É mais do que justo reconhecer essa importância simbólica e histórica. Esse projeto é uma homenagem ao povo vicentino e a todo o Brasil”, afirma Renata Abreu, que é a líder do Podemos.
A proposta consiste na transferência simbólica da sede do Governo Federal para São Vicente todos os anos, exatamente no dia 22 de janeiro. O objetivo é reforçar a memória coletiva e valorizar os marcos fundadores da Nação.
“Não podemos deixar que a história se perca. Quando o povo conhece suas raízes, ele ganha força e identidade”, completa Renata.
Fundada oficialmente em 1532, São Vicente foi o primeiro povoado permanente da colônia portuguesa no Brasil. Hoje, o município é governado por Kayo Amado, também do Podemos, que apoiou e articulou para a aprovação do projeto de Renata.
“Essa conquista é um orgulho para nós. São Vicente merece esse reconhecimento. É o lugar onde nasceu a democracia nas Américas”, orgulha-se o prefeito.
Texto – Lola Nicolás
Foto – Luís Felipe Morais