Renata Abreu elogia o debate do protagonismo feminino no BRICS

A deputada federal Renata Abreu (Podemos-SP) parabeniza a realização do 11º Fórum Parlamentar do BRICS, que começa hoje no Congresso Nacional, com mais de 150 parlamentares de 15 países no Congresso. O evento marca um passo importante na construção de uma agenda comum entre os países do “sul global”, com foco em justiça social, cooperação legislativa e desenvolvimento sustentável.

Renata Abreu celebra especialmente o espaço dedicado às discussões sobre o papel das mulheres nos centros de decisão política e econômica. Para ela, o BRICS acerta ao reconhecer que o avanço de qualquer nação passa, necessariamente, pela inclusão real e efetiva das mulheres nas estruturas de poder.

“É muito importante que o protagonismo feminino seja parte estratégica do BRICS deste ano. Garantir espaço, voz e influência às mulheres é garantir decisões mais justas, equilibradas e representativas da sociedade”, afirma Renata.

Hoje, as mulheres ocupam apenas 18% das cadeiras da Câmara dos Deputados (91 de 513) e 15 vagas no Senado, um cenário de sub-representação que contrasta com a crescente atuação da bancada feminina — responsável por mais de 40% da produção legislativa da Câmara.

Renata é um dos maiores símbolos dessa mudança. Além de liderar nacionalmente um dos partidos mais relevantes do Brasil, é a única mulher entre os cinco presidentes das maiores siglas partidárias e tem se destacado pela articulação política, pelo compromisso com a inovação legislativa e pela defesa intransigente da igualdade de gênero.

“A luta por mais mulheres na política não é uma causa isolada. É uma bandeira de todos que acreditam em democracia plena, pluralidade e decisões mais conectadas com a realidade. Espaços como o Fórum do BRICS são fundamentais para colocar isso em pauta no mais alto nível internacional”, disse.

Nesta edição, o Fórum promove três sessões de trabalho lideradas por mulheres parlamentares, abordando temas como Inclusão feminina na economia digital; O papel das mulheres no combate à crise climática; e A construção da Agenda BRICS 2025 com perspectiva de gênero. Também haverá debate sobre o papel das mulheres no financiamento de políticas públicas por meio do Novo Banco de Desenvolvimento.

Renata Abreu reafirma seu apoio à promoção da igualdade, à democracia representativa e à valorização de espaços multilaterais como o BRICS — que, ao incorporar o debate de gênero, avançam na direção de um futuro mais justo e inclusivo para todos os países.

Texto – Lola Nicolás

Foto – Nilo Martins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *