Com a votação do último tema pendente de análise da Reforma Política, a Câmara dos Deputados concluiu as votações, em segundo turno, da PEC 182/07. Na sessão de ontem (dia 12), foi aprovado o financiamento de campanhas com doações de pessoas físicas para candidatos e partidos e de empresas para partidos. O placar final foi de 317 voto a favor e 162 contra.
A deputada Renata Abreu (PTN-SP) acompanhou a orientação do bloco parlamentar (PRB, PTN, PMN, PRP, PSDC, PRTB, PTC, PSL e PTdoB) e votou ‘sim’ ao texto principal. No primeiro turno, a matéria foi aprovada por 330 a 141 votos.
Com o encerramento dos dois turnos de votação, a PEC da Reforma Política agora será analisada no Senado.
Um dos pontos polêmicos da Reforma Política foi o sistema de eleição para deputados e vereadores. Todas as alternativas apresentadas, distritão, lista fechada e distrital misto, foram rejeitadas, com o plenário decidindo manter o sistema proporcional atual, ou seja, as cadeiras são preenchidas de acordo com os votos recebidos pela legenda e pelos candidatos, possibilitando o acesso de candidatos menos votados por meio das coligações partidárias.