“É incrível a quantidade de bicicletas em circulação.” A frase é da presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu (SP), que está na Dinamarca participando do programa de cooperação entre lideranças políticas, organizado pela Embaixada da Dinamarca, Raps (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade) e Universidade de Copenhagen.
“A Dinamarca é o país mais sustentável do mundo. Somente a capital (Copenhagen) tem 390 quilômetros de ciclovia, projeto esse que começou em 1892. É maravilhoso ver a quantidade de bicicletas em circulação por aqui. As crianças aprendem a pedalar muito cedo. Você vê famílias inteiras se deslocando em bicicletas. Carro aqui só para viagens mais longas”, diz Renata Abreu.
A deputada integra a delegacia brasileira, formada por outros parlamentares e diretores da Raps, que participa do Political Climate Leadership, projeto que objetiva promover o compartilhamento de informações sobre políticas públicas focadas na construção de um futuro mais verde. Os custos da viagem e hospedagem são do governo da Dinamarca.
Meio ambiente e clima são uma das principais causas dos povos nórdicos. E a Dinamarca está focada na bioenergia para se tornar o primeiro país independente de energia fóssil em 2050. Através de uma política energética persistente e ativa, alcançou um crescimento econômico sustentável. Hoje, os parques eólicos representaram 47% do consumo de energia desse país.
PRIMEIRO DIA
O Political Climate Leadership vai durar a semana toda. “Hoje (16/01), assistimos um seminário com a professora da Universidade de Copenhagen Katherine Richardson, considerada referência em estudos ambientais, estamos conhecendo iniciativas locais de meio ambiente e sustentabilidade e tendo a oportunidade de nos aprofundar e entender como a cooperação internacional pode beneficiar o meio ambiente”, detalha a deputada do Podemos, que finaliza: “Práticas e ações entre governo e a população fazem da Dinamarca uma referência de país sustentável”.