fbpx

“Vamos homenagear mulheres que fazem a diferença!”, pede Renata Abreu à Câmara

Em pleno século XXI, a valorização das mulheres que transformam a sociedade precisa ir além do simbolismo, sendo reconhecida concretamente e servindo de inspiração para novas gerações. “É isso que estou pedindo no requerimento à Câmara dos Deputados. Que a Casa passe a realizar, anualmente, uma sessão solene em homenagem às mulheres que fazem a diferença”, diz a deputada federal Renata Abreu, presidente nacional do Podemos.

Intitulada Mulheres que Inspiram, a cerimônia seria realizada sempre em março, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, tendo como objetivo destacar trajetórias femininas que impactam e transformam o País. Mais do que um tributo, a iniciativa busca dar visibilidade a histórias de superação, liderança e inovação, reforçando a importância do papel feminino em todas as esferas da sociedade brasileira.

“Precisamos reconhecer e valorizar as mulheres que moldam o nosso País com seu trabalho e dedicação. Essa sessão solene será um espaço para exaltar suas conquistas e inspirar novas gerações”, defende Renata Abreu.

Ao longo da história, muitas abriram caminhos e deixaram um legado imensurável, como Anita Garibaldi, símbolo de coragem e luta; Bertha Lutz, defensora dos direitos políticos femininos; Chiquinha Gonzaga, pioneira da música nacional; Nise da Silveira, revolucionária da psiquiatria; Maria da Penha, cujo ativismo resultou em uma das leis mais importantes do Brasil, e tantas outras mulheres notáveis.

Com a sessão solene Mulheres que Inspiram, a parlamentar busca não apenas homenagear figuras femininas contemporâneas que se destacam, mas também reafirmar o compromisso com a equidade de gênero e o fortalecimento da participação das mulheres na sociedade. “Muitas mulheres batalharam para ocupar espaços e conquistar direitos. Agora, é nosso dever garantir que elas sejam lembradas e que mais portas sejam abertas para as próximas gerações”, argumenta a deputada.

A expectativa é que o requerimento seja aprovado o mais breve possível e que a primeira sessão solene possa ser realizada já no próximo Dia Internacional da Mulher. “Que essa homenagem se torne um marco anual no calendário da Câmara, consolidando-se como um momento de reflexão, reconhecimento e incentivo à valorização feminina no Brasil”, deseja Renata Abreu.

Foto: Thiago Pavarini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a Rê