Deputada federal Renata Abreu é eleita a Brasileira do Ano 2025

A Ordem dos Economistas do Brasil (OEB) escolheu Renata Abreu, deputada federal (SP) e presidente nacional do Podemos como a Brasileira do Ano de 2025. Ela é a única mulher entre os homenageados da premiação, que tem como destaque internacional o presidente da Argentina, Javier Milei, reconhecido com o troféu Economista do Ano. A cerimônia será dia 13/8, às 12h,no Terraço Itália, em São Paulo.

Renata Abreu recebe a distinção por sua atuação política alinhada ao modelo do Capitalismo Humanista, com foco na dignidade da pessoa humana como valor absoluto. A homenagem reconhece sua liderança à frente do Podemos e sua presença constante entre os 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, segundo levantamento do DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar). Ela também se destaca como a única mulher entre os cinco principais presidentes de partidos políticos com forte capacidade de articulação no país.

“Receber essa homenagem é, para mim, uma afirmação de que é possível fazer política com valores e com foco nas pessoas. O Capitalismo Humanista representa essa visão de um país mais justo e equilibrado, onde o desenvolvimento econômico caminha junto com a dignidade humana. É isso que me move na vida pública”, afirma Renata Abreu.

Em seu terceiro mandato consecutivo, Renata Abreu soma seis leis sancionadas — quatro voltadas à proteção das mulheres, uma que garante atenção humanizada no SUS e outra que elimina uma distorção jurídica histórica ao isentar advogados do pagamento antecipado de custas em ações de cobrança de honorários.

Seu mandato tem marca humanitária clara: atua firmemente pelos direitos e inclusão da pessoa com deficiência, pela saúde pública com acolhimento, respeito e dignidade e por uma educação que forma cidadãos conscientes.

MILEI – ESCOLHA ACERTADA

O Prêmio Economista do Ano será entregue pessoalmente ao presidente Javier Milei, que confirmou presença. A escolha, segundo a OEB, se deve à sua “visão estratégica e compromisso com a estabilidade econômica”, fundamentais para o enfrentamento da crise na Argentina.

“Não poderia ter sido mais acertada”, diz a Ordem sobre a escolha de Milei em um documento que o próprio presidente argentino fez questão de compartilhar em suas redes sociais. Segundo a entidade brasileira, o presidente argentino atua com sabedoria e determinação nas políticas monetária e regulatória, levando à estabilização da economia argentina diante de tempos difíceis.

Além de Renata Abreu e Milei, a premiação reconhece outras personalidades que atuam nas áreas econômica, jurídica, acadêmica e social, como:

  • Dr. Gilberto Kassab – Economista Brasileiro do Ano
  • Prof. Dr. Vidal Serrano Nunes Junior – Jurista do Ano
  • Rev. Roberto Brasileiro Silva – Chairman da Educação do Ano
  • Prof. Dr. Felipe Chiarello de Souza Pinto – Professor de Direito Econômico do Ano
  • Des. Dr. Rogério Murillo Pereira Cimino – Magistrado do Ano
  • Dr. Benedito Marques Ballouk – Agente Social do Trabalho do Ano
  • Prof. Dr. Manuel Enríquez García – Prêmio do Capitalismo Humanista do Ano
  • Prof. Me. Luis Carlos Barnabé de Almeida – Professor de Economia do Ano

A premiação é organizada pela OEB desde 1959, com o objetivo de valorizar o conhecimento econômico e os profissionais que contribuem de forma relevante para o desenvolvimento do país.

Texto – Lola Nicolás

Foto – Luís Felipe Morais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *