O Congresso Nacional estará iluminado de rosa neste mês, como parte do Outubro Rosa – um movimento mundial de conscientização sobre a importância de detecção precoce de câncer de mama. A iluminação marca o início do mês que traz vários eventos alusivos ao combate da doença.
A campanha Outubro Rosa é uma iniciativa da Secretaria da Mulher e do Departamento Médico (Demed) da Câmara dos Deputados, além de contar com a participação do Senado.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), quando descoberto no início, há 95% de probabilidade de recuperação total do câncer de mama.
É o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% do total de casos de tumores. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos.
Nesta terça-feira (3), a solenidade de abertura da programação especial contará com a apresentação da Escola de Balé Etude Seasons no Salão Negro, às 19h30, de uma adaptação do terceiro ato do balé “A Bela Adormecida”, de Tchaikovsky. A direção é de Maria Poggi, mentora da Royal Academy of Dance.
Na quarta-feira (4), um seminário debaterá a implementação da Lei 12.732/2012 – conhecida como “Lei dos 60 Dias” –, que determina um prazo de até 60 dias a partir do diagnóstico para que pacientes com câncer iniciem o tratamento. A Frente Parlamentar de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer e a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara organizam o evento, que acontecerá às 14h, no Plenário 3.
Na quinta-feira (5), será realizada às 10h, no Plenário Ulysses Guimarães, sessão solene pelo Outubro Rosa, proposta pelas deputadas Rosangela Gomes (PRB-RJ) e Raquel Muniz (PSD-MG). No mesmo dia, um “talk show” do Instituto Oncovida discorrerá sobre a prevenção do câncer de mama, às 15h, no auditório do Interlegis.
Até o final do mês, estão previstas diversas atividades voltadas para a campanha, como oficinas de saúde, ações do Demed e audiências públicas (texto e imagem: Agência Câmara).