Paulista de todos os brasileiros, agora Renata também é cidadã catarinense

A deputada federal Renata Abreu (Podemos-SP) será homenageada amanhã (5) pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina com o título de Cidadã Catarinense. A honraria foi oficializada pela Lei nº 19.446/2025, sancionada pelo governador Jorginho Mello, e destaca a atuação dela em áreas fundamentais para o desenvolvimento do estado catarinense.

A concessão do título reconhece que, mesmo sendo representante de São Paulo, Renata Abreu é uma liderança nacional cujo trabalho ultrapassa fronteiras, trazendo impactos reais também para Santa Catarina, fortalecendo a economia, a democracia e a coesão social.

Relatora do projeto que resultou na Lei do Perse, ela foi decisiva na criação de incentivos fiscais que salvaram milhares de empresas e empregos nos setores de turismo, eventos e cultura, atividades fortemente presentes em Santa Catarina.

Sua produção legislativa é marcada pela defesa dos direitos das mulheres, da inclusão das pessoas com deficiência, do fortalecimento da educação e da causa animal. Projetos como o que tipificou a importunação sexual como crime, a criação da Farmácia Popular Veterinária e a proposta do Estatuto das Pessoas com Doenças Raras são exemplos de sua atuação transformadora.

LIDERANÇA E RECONHECIMENTO NACIONAL

Advogada e administradora, Renata Abreu está em seu terceiro mandato consecutivo como deputada federal e preside nacionalmente o Podemos. Sob sua liderança, o partido ampliou sua presença em mais de dois mil municípios, incluindo diversas cidades catarinenses.

Neste ano, ela foi eleita Brasileira do Ano pela Ordem dos Economistas do Brasil, por sua atuação política pautada no Capitalismo Humanista, modelo que coloca a dignidade da pessoa humana como valor absoluto.

AÇÕES SOCIAIS

Além da vida parlamentar, Renata desenvolve ações sociais no Centro de Tradições Nordestinas (CTN), com foco em educação, cultura, infância, terceira idade e famílias em situação de vulnerabilidade. Essas atividades reforçam sua marca de trabalhar sempre próxima das pessoas.

“Receber o Título de Cidadã Catarinense é uma honra que me emociona. Sempre acreditei que o mandato deve servir a todos os brasileiros, e ver o reconhecimento em Santa Catarina reforça que estamos no caminho certo”, afirma Renata Abreu.

Texto – Lola Nicolás

Foto – Luís Felipe Morais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *