O Podemos completa 4 anos hoje (1/7). Mesmo em pouco tempo, o partido já soma conquistas e realizações no cenário político do país. No Senado, o Podemos detém a terceira maior bancada, com nove senadores. E, nas ruas, soma aproximadamente meio milhão de filiados em todo o país.
Denominado partido movimento, o Podemos surgiu como resposta aos brasileiros cansados de não serem representados na política. Um partido independente de governos e crítico da polarização entre esquerda e direita, que divide o Brasil. Entre as principais bandeiras estão mais transparência, mais participação, mais democracia direta, o combate à corrupção e a luta pelo fim dos privilégios.
“Por acreditar que a política é a principal ferramenta da democracia e da transformação social, há 4 anos fundamos o Podemos, para devolver à população o direito que lhe pertence, que é compartilhar com seus representantes as principais questões do país. Os eleitores aprovam o jeito democrático do Podemos, que faz política com princípios éticos e em parceria com a sociedade. Era isso que o povo cobrava quando saiu às ruas para reclamar seu espaço constitucional de decidir além do voto eleitoral. O Podemos dá voz e representa esse sentimento das ruas”, vibra a presidente nacional do partido, deputada federal Renata Abreu (SP).
Prova disso é que nas eleições de 2020, o Podemos foi um dos partidos que mais cresceram, passando de 30 para 102 prefeituras, crescimento de 240%. Atualmente, 6,7 milhões de pessoas vivem nas cidades governadas pelo Podemos.
“Um dos partidos que mais cresceram no Brasil, mas com qualidade e com posicionamento. Eu fico muito feliz de comandar esse grupo de pessoas, que entende que quem pode mudar o nosso país somos nós mesmos. Quatro anos de muita luta, de coerência e de determinação. Parabéns, Podemos”, comemora Renata Abreu.
VACINAS E EMPREGOS
Entre as conquistas mais recentes do Podemos estão a ação no Supremo Tribunal Federal que derrubou a cobrança da tarifa do cheque especial, que prejudicaria 80 milhões de correntistas. É também do Podemos a Lei de Importunação Sexual, que prevê prisão para quem cometer crime libidinoso contra mulheres no transporte público. No início de 2021, as bancadas na Câmara e no Senado foram fundamentais e tiveram protagonismo na aprovação da lei que autorizou a compra de vacinas contra a Covid por Estados e municípios, sob a relatoria do deputado federal Igor Timo (MG), e na aprovação do Projeto de Recuperação do Setor de Eventos (Perse), relatado pela deputada Renata Abreu. A proposta, segundo o próprio setor, salvou 2 milhões de empregos no país.
CAPITAL DA VACINA
São Luís, capital do Maranhão, passou a ser conhecida no país como a ‘Capital da Vacina’, graças à gestão do prefeito Eduardo Braide, do Podemos. O município é a capital mais avançada em relação à vacinação contra a Covid-19. Jovens de 18 anos já estão recebendo vacina, e o prefeito já anunciou pedido de autorização ao Ministério da Saúde para vacinação de adolescentes de 17 a 12 anos.
COMBATE À CORRUPÇÃO
Referência ética, o Podemos lidera no Congresso a luta pelo fortalecimento da legislação anticorrupção. A PEC do Fim do Foro Privilegiado, do senador Alvaro Dias (PR), e o projeto do senador Lasier Martins (RS) que permite a prisão após condenação em segunda instância são duas esperanças da população contra a impunidade.
Em junho, o partido marcou posição contrária na votação do projeto 10887/2018, que desfigurou a Lei de Improbidade Administrativa, e também votou contra o PLP 9/2021, que enfraquece a Lei da Ficha Limpa, tornando elegíveis políticos e gestores públicos que tiveram as contas rejeitadas pelos órgãos de controle.
Durante o desmanche da Operação Lava Jato, o Podemos foi uma das poucas vozes que se levantaram para defender o legado da maior operação de combate à corrupção do país. A perseguição a procuradores e ao ex-juiz Sérgio Moro e todo retrocesso na legislação anticorrupção e em favor da impunidade têm sido denunciadas frequentemente pelos líderes do partido e questionada até no Poder Judiciário, como, entre outras, na Ação Direta de Inconstitucionalidade para barrar a criação do juiz de garantias. De acordo com especialistas em Direito, o juiz de garantias prejudica o combate aos crimes do colarinho branco. Por conta dessa ação do Podemos, a lei não entra em vigor até que o STF decida pela sua legalidade.
FUTURO
Por ouvir as ruas e defender que a população tenha cada vez mais poder de decisão, pelas práticas éticas – primeiro partido a implantar em nível nacional Programa de Compliance e Integridade – pela credibilidade e reputação no combate à corrupção, pelo projeto de modernidade e desenvolvimento que representa ao país, o Podemos é sempre o nome mais considerado quando se fala em alternativas à polarização. Pautado nesse desejo da sociedade que sonha com uma terceira via, o partido já manifestou o desejo de lançar candidato próprio na eleição presidencial de 2022, para unir o Brasil, realizar as mudanças que a sociedade cobra e fazer o país avançar.