Quem recebe aposentadoria ou outro benefício do INSS muitas vezes enfrenta filas, longas distâncias e dificuldades para sacar o próprio dinheiro. “Isso vai mudar!”, diz a deputada federal Renata Abreu (Podemos-SP)
Está na pauta desta semana da Comissão da Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família o Projeto de Lei 1141/2021, de sua autoria, que obriga os bancos a facilitarem o saque dos benefícios usando toda a rede bancária disponível — não só o banco onde o dinheiro foi depositado. Na prática, isso significa que o aposentado, pensionista ou qualquer beneficiário do INSS vai poder sacar seu dinheiro em qualquer caixa eletrônico da rede bancária, de forma mais rápida, perto de casa e com menos dor de cabeça — inclusive nos caixas 24 horas instalados em mercados, farmácias e postos de gasolina.
“Simples? Sim. Mas faz toda a diferença para de 35 milhões de brasileiros”, ressalta a parlamentar. “Hoje, essas pessoas só conseguem sacar no banco específico em que o INSS deposita. Isso limita, atrasa e prejudica a vida de quem mais precisa.”
Os bancos, que ganham muito ao fechar contrato com o INSS, recebem acesso a milhões de novos clientes, com direito a oferecer crédito consignado e serviços bancários. “Então, é justo que ofereçam acesso fácil ao dinheiro do aposentado.
Texto – Lola Nicolás
Foto – Gabriel Tiveron