Confirmado: PTN é o partido que mais cresceu na Câmara dos Deputados. Representado por quatro deputados federais no início da atual legislatura, em 1º de fevereiro de 2015, o Partido Trabalhista tem hoje 13 parlamentares. Um crescimento de 325%. Nenhuma outra agremiação, mesmo as consideradas maiores, conseguiu tal feito. O ‘nanico’ se agigantou e agora tem estrutura na Casa e voz nas negociações legislativas e com o governo.
O PTN está no topo da lista, num salto de 4 para 13 deputados federais. Bem à frente do PP, segundo colocado no ranking de crescimento, de 38 para 48 parlamentares (aumento de 26,2%). Nessa troca de legendas, encerrada com a janela de transferência partidária, que vigorou por um mês e terminou no dia 19 de março, PRP, PMN, PTC, PSDC e PRTB ficaram sem nenhum representante na Câmara, enquanto que os recém-criados Rede (5 deputados) e PMB (1) surgiram. Já os dois partidos que nos últimos anos têm se alternado no poder perderam cadeiras: PSDB caiu de 54 para 48 parlamentares e PT, de 68 para 59.
O extraordinário crescimento do PTN é bem explicado pela vice-presidente nacional do partido, Renata Abreu (SP), deputada federal em primeiro mandato: “O PTN tem 70 anos de história política limpa, sem escândalos de corrupção, e agora conta com 13 parlamentares federais unidos e mobilizados em um movimento para mudar a política brasileira. A política que é feita hoje não atende mais os brasileiros, por isso nossa principal bandeira é a Democracia Direta, na qual poderemos integrar a população no sistema político e legislar para atender o real interesse dos cidadãos”.
Líder do partido no Congresso, Bacelar (BA) diz que o crescimento é reflexo do reconhecimento do trabalho de partido dentro e fora da Câmara. “Nós tivemos nosso esforço e dedicação reconhecidos.”
Os 13 deputados do PTN: ADEMIR CAMILO – Deputado Federal por Minas Gerais; ALEXANDRE BALDY – Deputado Federal por Goiás (ausente na foto do grupo); ALUISIO MENDES – Deputado Federal pelo Maranhão; ANTÔNIO JÁCOME – Deputado Federal pelo Rio Grande do Norte; BACELAR – Deputado Federal pela Bahia; CARLOS HENRIQUE GAGUIM – Deputado Federal por Tocantins; EZEQUIEL CORTAZ TEIXEIRA – Deputado Federal pelo Rio de Janeiro; FRANCISCO CHAPADINHA – Deputado federal pelo Pará; JOZI ARAUJO – Deputada Federal pelo Amapá; LUIZ CARLOS RAMOS – Deputado Federal pelo Rio de Janeiro; RENATA ABREU – Deputada Federal por São Paulo; RICARDO TEOBALDO – Deputado Federal por Pernambuco; e DR. SINVAL MALHEIROS – Deputado Federal por São Paulo.