A deputada federal Renata Abreu (Podemos-SP) é uma das 100 mais influentes do Congresso Nacional, segundo levantamento feito pelo Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), que periodicamente aponta quem são os ‘100 Mais Congressistas’ entre os 513 deputados federais e 81 senadores.
Os critérios adotados pelo Diap para definir os ‘100 cabeças’ são: capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações. O órgão levou em conta a capacidade de leitura da realidade e a facilidade em conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando a repercussão e tomada de decisão.
Qualidades que Renata têm, e que recentemente ficaram à mostra de todos, quando ela, indicada como relatora do projeto governamental que restringia para 12 o número de atividades econômicas que receberiam ajuda do Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos), foi decisiva na articulação e no aprimoramento do texto da proposta.
A deputada, que já havia sido a relatora do Perse original em 2021, demonstrou profundo conhecimento e habilidade em negociar os termos do novo projeto de lei, garantindo que os benefícios fiscais fossem mantidos sem redução progressiva até 2027 para 30 atividades econômicas, e não 12 como o governo queria.
“Estou honrada por estar entre os 100 congressistas mais influentes do Brasil. Esse reconhecimento reforça meu compromisso de lutar pelos interesses e necessidades do nosso povo. Essa é minha missão desde que entrei para a política, trabalhar incansavelmente por um Brasil mais justo e inclusivo para todos”, afirmou Renata Abreu.
Na lista do Diap, há 69 deputados federais e 31 senadores. São 12 mulheres deputadas federais indicadas e 4 senadoras. O Sudeste lidera com 39 nomes, seguido por Nordeste (38), Norte (10), Sul (8) e Centro-Oeste (5). São Paulo tem 17 deputados na lista de influentes e nenhum senador.