Deputada federal e presidente nacional do Podemos, Renata Abreu (SP) recebeu, nesta sexta-feira (5), o Colar de Honra ao Mérito, a mais alta distinção concedida pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Fábio Faria de Sá (Podemos), que ressaltou o impacto real do trabalho da parlamentar na vida das mulheres brasileiras.
Renata é autora de leis que já estão garantindo mais proteção e mais dignidade às brasileiras, como as normas que criminalizam a importunação sexual, tipificam o stalking (perseguição obsessiva) e ampliam o apoio psicológico a gestantes e mães no pré e pós-parto.
“Essa homenagem simboliza aquilo que já é evidente: o impacto do seu trabalho. Que esse reconhecimento seja mais um capítulo de uma história que ainda vai gerar mais orgulho para o Brasil”, declarou Faria de Sá, ao afirmar que Renata se tornou referência para uma geração de lideranças comprometidas com uma política que “melhora a vida das pessoas, de verdade”.
Ao agradecer a honraria, Renata reforçou que a política precisa estar ao lado de quem enfrenta dor e violência todos os dias. “Uma mãe atípica não tem lado. Ela tem dor. A mulher perseguida, a mulher violentada, a mulher que teme sair de casa… elas precisam ser vistas e protegidas com urgência”, afirmou.
Renata também destacou a importância da participação feminina nas decisões do país e lembrou a história de luta de sua família e de tantas brasileiras que conquistaram o direito ao voto. “Mulheres deram a vida para que hoje pudéssemos estar aqui. Nós seguimos abrindo caminhos para que outras também possam chegar.”
PRESENÇAS ILUSTRES
A sessão solene contou com a presença de lideranças do Podemos que acompanham a trajetória da deputada. Ricardo França, Clarice Ganem e Marcelo Aguiar, deputados estaduais, destacaram sua atuação ética e firme em defesa das mulheres e também causas como proteção animal. O prefeito de São Vicente, Kayo Amado, definiu Renata como “mãe de grandes projetos”, pela capacidade de transformar ideias em melhorias concretas para as cidades.
A família também marcou presença: Gabriel Abreu, vereador na capital paulista e marido da deputada, e Christiane Abreu, diretora do CTN, reforçaram o clima de emoção. O evento reuniu ainda Thiago Milhim, secretário nacional do Podemos, e João Lucas Monteiro, presidente da Fundação Juntos Podemos.
A condecoração celebra uma trajetória movida por coragem, propósito e resultados. E reforça o compromisso de Renata Abreu com cada mulher que precisa se sentir segura, respeitada e apoiada em todas as fases da vida.
Texto – Lola Nicolás, com assessoria da Alesp
Foto – Luís Felipe Morais
