Outubro rosa termina hoje, mas não podemos relaxar. A luta contra o câncer de mama continua. O câncer de mama é a segunda doença que mais causa morte de mulheres no Brasil, em primeiro lugar são as doenças cardiovasculares. É importante a mulher fazer o autoexame, diagnóstico da doença, fazer mamografia regularmente, principalmente após os 40 anos de idade, seguir todas as orientações, instruções médicas.
Até o dia 18 de novembro, a carreta da mamografia do Programa Mulheres de Peito, do governo estadual, estará no bairro do Jaçanã, Zona Norte de SP, estacionada no Hipermercado Bergamini, à rua LuísStamatis 431. Nela, as mulheres poderão fazer exames de mamografia, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h.
A carreta móvel conta com técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico especializado em ultrassom. O Programa Mulheres de Peite objetiva ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizarem os exames de mamografia pelo SUS.
Quem tiver entre 50 e 69 anos não precisa de solicitação médica para fazer o ultrassom na carreta. Já as mulheres de 35 e 49 anos precisam apresentar o pedido emitido por um médico, seja da rede particular ou da pública.