Marcio Achilles Sardi/ Rádio Câmara
Relatora da comissão especial que está definindo as regras para as eleições de 2022, a deputada Renata Abreu (Podemos-SP) vai defender o estabelecimento de uma assembleia específica para reformar o sistema político e eleitoral brasileiro, com representantes que passem por quarentena posterior em futuros pleitos. A deputada observa que a cada período eleitoral há avanços, apesar de muitas mudanças não alterarem a estrutura dos processos eleitorais.
Entre os principais debates que o colegiado deve estabelecer estão questões relacionadas ao fim das coligações, cláusula de barreira, financiamento das campanhas e mandatos coletivos, segundo destaca a parlamentar.
Ela também ressalta que a definição de uma cota efetiva de cadeiras para mulheres nos parlamentos pode representar o aumento da participação feminina na política.
Renata Abreu aponta ainda a necessidade de valorizar e fortalecer mecanismos de participação direta da sociedade, como os projetos de iniciativa popular e a realização mais frequente de plebiscitos sobre temas de interesse nacional.
Ouça aqui http://bit.ly/3h9zdRe a íntegra da entrevista