Maria Cristina Hellmeister de Abreu vai ser o nome do parque localizado em uma grande área verde na Zona Leste da Capital. Dona Cristina é mãe da deputada federal Renata Abreu (Podemos-SP) e uma das fundadoras do CTN (Centro de Tradições Nordestinas). Uma justa e merecida homenagem à memória de uma das personalidades humanitárias mais queridas da Capital paulista feita pela Assembleia Legislativa de São Paulo.
“Fica difícil encontrar palavras para agradecer tamanha homenagem à minha mãe. Ela foi incansável, gigante, uma mãezona de todos os migrantes, necessitados carentes físico e emocionalmente. Tinha um coração enorme. Ajudou na caminhada de muita gente. Uma linda história de vida. Obrigada, pela emocionante homenagem, meus amigos da Alesp”, agradece Renata Abreu.
Cristina de Abreu dedicou sua vida em ajudar o próximo, por meio de ações de inclusão social e outras iniciativas em prol dos mais necessitados. Nos anos 90, incomodada com o forte preconceito existente contra os migrantes do Nordeste que vinham para São Paulo trabalhar e fincar moradia, Cristina e seu marido, o ex-deputado federal José de Abreu, inauguraram a Rádio Atual (que só tocava músicas típicas daquela região) e fundaram o CTN como pontos de amparo e acolhimento dos nordestinos na cidade. Não tardou para que ela passasse a coordenar eventos sociais, culturais e assistencialistas voltados para os menos assistidos.
Cristina lançou o programa Corrente de Fé na Rádio Atual, onde transmitia as mensagens de fé do frei. Logo depois iniciou o programa Nordeste Atual na TV Comunitária, onde ressaltava a importância da cultura nordestina na cidade de São Paulo.
A missa de celebração pela fundação do Centro de Tradições Nordestinas, em 1991, foi realizada por frei Damião. Com a saúde debilitada, o religioso chegou a ficar hospedado na casa da família Abreu, onde milhares de devotos passaram dia e noite em vigília na rua, orando por sua recuperação.
Cristina de Abreu morreu em outubro de 2019. Hoje, sua outra filha, Christiane de Abreu, é quem preside o CTN, tendo Renata Abreu como diretora social da entidade localizada no bairro do Limão.
INICIATIVA PARLAMENTAR
Dar o nome de Maria Cristina Hellmeister de Abreu ao parque em São Miguel Paulista foi iniciativa (PL 1188/19) dos então deputados estaduais Aprígio, Ataíde Teruel, Bruno Ganem (hoje deputado federal) e Marcio da Farmácia (os quatro do Podemos), além de mais 30 parlamentares de outros partidos. E aprovada por unanimidade pela Comissão de Justiça e Redação da Assembleia Legislativa de São Paulo.
PARQUE EM SÃO MIGUEL
Com excelente espaço de lazer e prática esportiva para as famílias residentes em São Miguel Paulista e redondezas, na Zona Leste de São Paulo, o parque que terá o nome de Maria Cristina Hellmeister de Abreu está localizado na avenida Kumaki Aoki, 1.350.
Com área total de 220 mil m², tem espaços destinados a serviços de saúde, oficinas culturais, cursos profissionalizantes, equipamentos de ginástica para a terceira idade, pista de skate, campos de futebol, espaço para caminhadas e ginásio poliesportivo com pavilhão multiuso, além de quiosques com churrasqueiras.