fbpx

Renata Abreu defende que Operação Lava Jato seja permanente

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu (SP) defende que a Operação Lava Jato, importante instrumento de combate à corrupção, seja permanente. “A Lava Jato deveria ser permanente, ampliada e reforçada. A corrupção continua ativa, drenando os recursos do país”, argumenta a parlamentar.

Segundo a dirigente partidária, há muitos processos e investigações em andamento.  Em seis anos de atuação da Lava Jato, foram recuperados mais de R$ 4 bilhões. “Podemos recuperar ainda mais se a força-tarefa não tiver prazo de validade”, diz Renata Abreu.

Após pressão do Podemos e da sociedade, a PGR (Procuradoria-Geral da República) anunciou nesta semana que força-tarefa de Curitiba foi prorrogada até 31 de janeiro. Essa é a primeira vez que a Operação Lava Jato é renovada com prazo inferior ao período de um ano. Desta vez, irá atuar por mais 4 meses e 12 dias.

Em agosto, senadores e deputados do Podemos enviaram ofício à PGR reivindicando o prosseguimento da Operação Lava Jato. “Com a Lava Jato, finalmente, a lei e a Justiça alcançaram poderosos antes intocáveis, e quem se julgava acima da lei foi para a cadeia. Mesmo com todo trabalho aplaudido pela sociedade e reconhecido internacionalmente, não faltam aqueles que tentam, diariamente, enfraquecê-la, com objetivo de ver a corrupção triunfar em nosso País”, diz o documento assinado por Alvaro Dias (PR), líder do Podemos no Senado, e Léo Moraes (RO), líder do partido na Câmara dos Deputados.

Para o deputado federal José Nelto (Podemos-GO), a decisão proferida pela PGR pode ser classificada como uma vitória contra a corrupção. “Vencem os brasileiros! Vence o combate à corrupção. Nós, do Podemos, sintonizados com a vontade popular, pressionamos, cobramos e conseguimos. Lamento informar aos corruptos, mas a operação continua”, alerta o parlamentar.

O senador Eduardo Girão (CE) questiona o curto prazo para execução das mais de 400 investigações em andamento. “Estranhei esse prazo tão curto de continuidade, mas o que importa é que a Lava Jato continua e seu apoio será fundamental para avançar mais. A limpeza ainda não acabou”, defende o parlamentar.

Já o senador Styvenson Valentim agradeceu o empenho dos parlamentares do Podemos e dos brasileiros que defenderam a Lava Jato. “Obrigado pela ajuda de vocês. O combate à corrupção e à impunidade continua. A Lava Jato ganha novo fôlego, mas temos que nos manter atentos e vigilantes para que essa operação não acabe”, defende o senador.

Desde 2014, de acordo com dados do MPF, a Lava Jato já registrou 74 fases, 113 denúncias, 159 condenados, que resultaram na devolução de R$ 4 bilhões aos cofres públicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a Rê