Diálogos Congresso em Foco reunirá as principais lideranças políticas do País e representantes da sociedade
Líder do PTN no Congresso, a deputada federal Renata Abreu (SP) participará do projeto Diálogos Congresso em Foco, que irá examinar, discutir e buscar a saída para uma das mais profundas crises da história do Brasil, tanto nos campos político e econômico quanto no da moralidade coletiva. O evento será no dia 14, das 8h às 17h, no hotel Windsor Plaza, em Brasília, com transmissão ao vivo pela internet, pelo site do Congresso em Foco (http://congressoemfoco.uol.com.br/). A discussão será precedida de debate entre os participantes.
Também estão confirmadas as presenças dos senadores Cristovam Buarque (PPS-DF) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e os deputados José Carlos Aleluia (DEM-BA), Chico Alencar (Psol-RJ), Jean Wyllys (Psol-RJ), Afonso Florence (PT-BA), Onyx Lorenzoni (DEM-RS) e Luiz Couto (PT-PB).
Além de políticos de alta representatividade partidária nacional, a iniciativa do site Congresso em Foco terá também as participações de pesquisadores, gestores de políticas públicas e representantes dos principais segmentos sociais (incluindo líderes do empresariado, de entidades sindicais e de grupos feministas, LGBT, indígenas e outros).
A ideia é reunir representantes políticos e sociais com gestores públicos e especialistas vinculados à academia para procurar pontos de convergência para a saída da atual crise brasileira.
A proposta do Diálogos é elaborar um documento básico, que apontará possíveis caminhos para desatar os nós político, econômico e da corrupção. Poucas vezes na história do Brasil um número tão grande de pessoas demonstrou tamanha descrença em seus representantes no Executivo e no Legislativo.
Renata Abreu, apesar de novata no Congresso, tem se destacado como uma das mais fortes defensoras da Democracia Direta no Brasil, devolvendo ao povo o seu direito de participar das discussões do País, e não só nos sufrágios eleitorais. Seu mandato tem sido pautado em ouvir a população. Além de 25 projetos de lei, é a autora da PEC para assegurar a todos os brasileiros o acesso universal à Internet entre os direitos fundamentais do cidadão.
Para a líder do PTN, os altos índices de corrupção, somados à falta de sintonia dos governantes com os anseios da sociedade a falta de transparência nas decisões políticas, podem explicar a insatisfação do povo com a classe política: “Diversas iniciativas têm sido pensadas para resgatar a credibilidade junto à sociedade. Entre as iniciativas, destacamos como essenciais o aumento da transparência e o desenvolvimento de políticas públicas com participação e colaboração direta da sociedade”.